04 setembro, 2024

CRIME DISSE ELA (INSPECÇÃO GERAL DE FINANÇAS)


O relatório da Inspecção-Geral de Finanças, solicitado pelo anterior Ministro das Fnanças, Fernando Medina, por recomendação da Comissão Parlamentar de Inquérito à tutela política da gestão da TAP, foi agora conhecido e não traz grandes novidades:!...

Entre outras referências, diz-nos que não houve racionalidade económica no negócio de entrada no capital da "VEM Brasil" - a empresa de manutenção da Varig, coisa que já se sabia, faltando apenas saber a quantificação da perda, calculada em 906 milhões de euros. Conclui ainda o relatório, que no negócio da privatização da TAP,  David Neelman foi financiado com um empréstimo de 226 milhões de dólares da Airbus, em troca do compromisso da compra pela companhia aérea de 53 aviões, garantido pela TAP, que ficou ela própria, obrigada a pagar os 226 milhões de dólares emprestados a Neelman, se não comprasse os aviões. Ou seja: dá-nos a conhecer aquilo que desde há 10 anos muitos andamos a denunciar e que tem a ver com o facto da TAP ter sido comprada com o próprio dinheiro da TAP.

Dito isto, também não é absolutamente novidade, que esta estratégia era do conhecimento da Parpública e do Governo da altura, de que Passos Coelho era Primeiro-Ministro e Maria Luís Albuquerque a Ministra das Finanças.

Novidade, novidade, é o que se dá como provado e que perante as provas, a Inspecção-Geral de Finanças tenha concluído, que todos os factos deste embrenhado processo fossem comunicados ao Ministério Público para investigação.

O que é porém estranho, é que o documento em causa não refira o nome de Miguel Pinto Luz, na altura Secretário de Estado das Infra-Estruturas, Transportes e Comunicações, nessa qualidade responsável directo por toda a operação, e actualmente Ministro com a tutela da TAP, que se propõe voltar a privatizar e já com negociações em curso.

Para terminar: o que não é estranho, nem novidade, é que o próprio Miguel Pinto Luz entenda que nada disto o põe em causa, e se entenda legitimado pelo Primeiro-Ministro pelo simples facto de ser membro do seu Governo. Longe vão os tempos de um "parágrafo", em que um Primeiro-Ministro afirmava, que não poderia continuar no cargo "sob suspeita". Cada um, obviamente é como cada qual...

03 setembro, 2024

LIVRAI-NOS SENHOR DO ESQUISITO...

 

Devemos ter sempre a noção muito clara, de que a democracia é um bem precioso mas extremamente frágil!... "Hoje", mais que "ontem", há quem se aproveite dela para tentar exterminá-la, menosprezando o princípio liberal do Estado de Direito com todas as garantias que lhe são associadas. O populismo, a demagogia, os nacionalismos, a xenofobia ou o radicalismo identitário, são nestes tempos modernos, instrumentos políticos de que se usa e abusa - à esquerda e à direita - para a procurar estrangular.

É preciso por isso, não perder de vista as lições da História!... Em 1900, na chegada ao século XX, muitos pensadores e um número incontável de políticos embriagados de "optimismo" e "modernidade", vaticinaram um mundo de imparável progresso. Porém, ninguém imaginaria, pelo menos à partida, que esse seria o século dos maiores morticínios e das mais tenebrosas ditaduras. Ninguém supunha que nesse século então emergente, seria inventada a mais terrível das palavras: o fascismo.

Nada tão ilusório como o optimismo antropológico; e nada mais enganador do que a noção de que existe necessariamente um "final feliz" e redentor na sucessão dos ciclos históricos. Simples patranhas estudadas por gente ruim, cujo objectivo primeiro, é iludir incautos. Foi assim ontem e continua a ser assim hoje...

Vem isto a propósito das próximas eleições americanas e dos reflexos dos seus resultados para o mundo!... Umas eleições, diga-se, que não me tomam de hesitações, como pelos vistos tomam Hugo Soares o "porta-voz" do PSD na AR. Pessoalmente, embora não votando, sei das implicações que o seu resultado vai ter para a paz no mundo. E sendo assim, jamais hesitaria!... Podia até ser o Pato Donald, que para mim, desde que enfrentasse o outo Donald, já mereceria o meu respeito. Acontece porém, que é uma mulher, Kamala Harris, e que também por isso, vai ouvir os piores insultos enquanto defende os direitos fundamentais que orientam a convivência na sociedade em que costumamos viver.

Kamala Harris, trouxe uma gargalhada e um pouco mais de esperança e de civilidade, por isso não sou tomado por hesitações como o Hugo Soares, nem com a indiferença do PCP em relação à Venezuela. Não há ditaduras de direita ou de esquerda, há sim DITADURAS, que devem ser combatidas.

Gostemos por isso ou não, as eleições americanas irão nfluenciar muito a nossa vida, e sendo assim respect por Kamala, Livrai-nos senhor do  "esquisito".

02 setembro, 2024

A CARTILHA PROPAGANDISTICA DE MONTENEGRO...

Poucas horas depois de aproveitar a desgraça alheia, aparecendo aos portugueses numa lancha, que procurava resgatar ao Douro os corpos dos militares da GNR vitimados pela queda de um helicóptero, após uma operação de combate a um incêndio e Baião, Luís Montenegro falava de eleitoralismo, na chamada "Universidade de Verão" - a segunda rentrée do Partido, a seguir ao Pontal. E falava para dizer, que "quem fala em eleitoralismo é quem está a pensar em eleições", quando é ele próprio que não pensa noutra coisa, aproveitando todas as oportunidades, sejam elas despropositadas ou não para se promover.

Bem pode esperar sentado quem espera por reformas!... Ou simplesmente até, por uma governação séria. Montenegro está muito mais interessado em seguir a velha cartilha de Marcelo que levar o país a bom porto... 

O que está à vista escusa candeia.